Casa de Mouraz

A CASA de MOURAZ nasceu em 2000. Nesse ano trocámos Lisboa por Mouraz, no coração do Dão, imergindo no que se tornou a nossa aventura em família, o nosso projecto de viticultura sustentável e produção de vinhos autênticos e naturais, que respeitem e exprimam toda a riqueza do seu terroir de origem.

 


Mouraz é o lugar de nascimento do António, aldeia onde a sua família cultiva vinhas de uma forma holística e ecológica há várias gerações.
A quinta está dispersa por várias parcelas de vinha com diferentes solos, altitudes e envolvências, num total de 25 hectares de terreno. Vinhas velhas com cerca de 50 anos e vinhas recém-plantadas coabitam com a floresta de pinheiros, carvalhos, castanheiros e sobreiros, numa paisagem marcada por colinas suaves recortadas por pequenos ribeiros. Nos solos predomina o granito e as altitudes variam entre os 200 e 400 metros. As castas são exclusivamente portuguesas, com predominância das castas típicas do Dão tais como a Touriga-Nacional, a Tinta-Roriz, o Alfrocheiro, o Jaen, a Água-Santa ou a Baga (nos tintos), o Encruzado, a Malvasia-Fina, o Bical e o Cerceal (nos brancos).


Toda esta biodiversidade, assim como o nosso amor por este lugar, aparece reflectida na personalidade e complexidade dos vinhos da CASA de MOURAZ.
Todas as nossas vinhas são cultivadas de forma ecológica, sendo certificadas pela ECOCERT desde 1996. Em 2006, começámos a trabalhar com os preparados e as práticas biodinâmicas. Na adega as vinificações são feitas por vinhas, normalmente plantadas com castas misturadas, com o objectivo de procurar a essência de cada terroir.

Em 2009 passámos a integrar o prestigiado grupo de produtores biodinâmicos La Renaissance des Appellations